Educação - Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

3º Módulo do Curso de Citricultura é realizado no Município

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Barra do Rio Azul, juntamente com a Prefeitura Municipal e Núcleo de Citricultores, com apoio das cooperativas Sicredi e Cresol, realizaram, nos dias 11 e 12 de junho de 2019, o 3º Módulo doCurso de Citricultura,  na Câmara Municipal de Vereadores.

O curso foi ministrado pelos extensionistas da Emater (Clair Bertussi, Ivonir Biesek e Jair Griebler) que atuam junto ao Centro de Treinamento de Erechim (CETRE). Os temas abordados em aulas téoricas e práticas foram: Controle fitossanitário dos pomares; pragas e doenças; produtos e épocas recomendadas e regulagem de pulverizadores.

Na abertura do evento o extensionista, Jair Francisco Zorzanello, destacou a importância da atividade citrícola para o município e região e do aprimoramento técnico dos produtores.

O Presidente do Núcleo, Ari Feranti, saudou os participantes e ressaltou a profissionalização dos agricultores.

Após o Assistente Técnico Regional da Emater, Luis Ângelo Poletto, entre outros assuntos, destacou a interiorização dos cursos do CETRE e participação massiva dos agricultores.

Na sequência o gerente da Sicredi local, Vianei de Oliveira,  em nome das cooperativas, frisou o aporte financeiro disponibilizado para viabilizar a capacitação dos produtores e disponibilização de recursos para o custeio dos atuais pomares e dos novos a serem implantados.

Para finalizar, o Prefeito Marcelo Arruda, parabenizou os produtores que buscam conhecimento, destacou o potencial do município na atividade e também o Programa Municipal de Desenvolvimento da Citricultura, que disponibiliza recursos públicos na formação de novos pomares, abertura de estradas dentro dos pomares e na participação do pagamento do valor das novas mudas.

Na avaliação dos participantes, foi enfatizada a qualificação dos instrutores e a didática utilizada tanto na parte teórica e prática do curso, sendo de fácil adoção por parte dos produtores.

3º Módulo do Curso de Citricultura é realizado no Município