Administração - Segunda-feira, 15 de Julho de 2019

Barra do Rio Azul recebe Chama Itinerante

CTG Rancho da Tradição recebeu a Chama que está percorrendo os municípios da região do Alto Uruguai

Barra do Rio Azul recebe Chama Itinerante

Barra do Rio Azul recebe a Chama Itinerante

Em Barra do Rio Azul, o CTG Rancho da Tradição recebeu neste domingo, 14 de julho, a Chama Itinerante 2019, que está percorrendo os municípios da região do Alto Uruguai até o mês de setembro, onde será acesa a Chama Crioula marcando o início dos festejos da Semana Farroupilha.

O evento reuniu autoridades, cavalarianos, peões, prendas e comunidade em geral para a solenidade. A chama foi conduzida pelo CTG Galpão Crioulo de Aratiba e fica no município até o próximo final de semana de onde seguirá para o CTG Taipa Fronteiriça de Itatiba do Sul. Este ano, em sua 13ª edição, a Chama homenageia Zulmir Sotoriva.

A cerimônia aconteceu pela manhã com a presença do prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, patrão do CTG Rancho da Tradição, Dionatan Prior, representando a coordenadoria da 19ª Região Tradicionalista, Narcy Maldaner e o conselheiro do MTG, Vaneres Rigo, patroa do CTG Galpão Crioulo de Aratiba, Suzete Arnhold, vereadores, Jacir De Ré, Evaldo Fiabani, Ivaci Ogrodoski, Ademir Santori e Silvino Madalozo.

Ao meio dia foi servido um gostoso almoço e a tarde ocorreu o Gaitaço 181, promovido pela Rádio Cultura de Itatiba do Sul no comando do Carlos Zuchi e a presença de gaiteiros da região, que animaram o evento.

CHAMA ITINERANTE

A Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista foi instituída no ano de 2006 com objetivo específico de integrar as comunidades municipais e as entidades tradicionalistas da região, com o chamamento aos hábitos e costumes do homem a cavalo, que demarcou as trilhas e caminhos do Alto Uruguai, salientando o civismo de que está impregnada a história étnica da nossa terra.

A condução da Chama Itinerante, permite criar um envolvimento, de cordialidade e de companheirismo entre as entidades tradicionalistas e as entidades estaduais e municipais, através de suas lideranças e escolas, com o objetivo de manter acesa a Chama do conhecimento da história e das raízes do nosso povo.