Cultura - Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019

1º Filó Natalino Italiano de Barra do Rio Azul

O Filó era um encontro de famílias, que se reuniam para rezar, cantar, jogar, contar causos.
Com objetivo de recordar os costumes e manter presente a memória dos tempos antigos, a Prefeitura de Barra do Rio Azul promoveu no dia 11 de Dezembro, o 1º Filó Natalino Italiano.
Uma noite marcada pela integração entre a comunidade, a cultura e seus valores.
A Recepção aconteceu em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira com muita cantoria a cargo do grupo Stella de Pietra. Em seguida iniciou a caminhada em direção ao Centro de Eventos.
As pessoas participaram com roupas típicas caracterizando o Filó. Carregando lampiões entre outros símbolos, envolvidos num clima de passado. Durante a caminhada o destaque ficou por conta do carro alegórico que lembra a bebida típica da etnia italiana, o Vinho, servido nos encontros de famílias.
Na Praça São Miguel, junto ao Mirante, a parada foi para degustar produtos do Vinhedo Soliman, e acompanhamentos de polenta brustolada, queijo, salame, degustação dos produtos como a grappa, um bom vinho e cachaça. Seguindo a caminhada até o Centro de Eventos, onde ocorreu as apresentações artísticas e servido as comidas típicas.
Destaca-se a presença e as apresentações dos grupos de idosos que abrilhantaram a festa, além de grupos italianos do município e de outras cidades.
O grupo Stella De Pietra de Itá SC animou e cantou músicas da etnia italiana, entre outras.
O 1º Filó Natalino Italiano em Barra do Rio Azul ficou marcado por momentos de diversão e emoção, alegria, além de uma volta ao passado, trazendo para o presente uma história de vida que não podemos esquecer.
Quem participou do Filó teve a oportunidade de vivenciar o resgate da cultura trazida pelos imigrantes italianos.

1º Filó Natalino Italiano de Barra do Rio Azul