Barra do Rio Azul, Sábado, 23 de Janeiro de 2021 Telefone (54) 3613-1167

Administração - Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020

Consulta Popular

Consulta Popular 2020 ocorre entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro

A população gaúcha terá à disposição 96 projetos de Desenvolvimento Regional para a votação da Consulta Popular 2020. As demandas foram definidas após assembleias regionais, microrregionais e municipais, realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

O tradicional pleito, que acontece desde 1998 no Estado, desta vez será totalmente virtual, pelo site ou por SMS.

A votação irá ocorrer entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro.

Segundo o Presidente do Corede Norte, Paulo José Sponchiado, os eleitores poderão votar também via SMS, através do número 29634, com o título de eleitor. Esta Consulta, diz Sponchiado, tem um caráter diferente dos demais anos, ou seja, a proposta mais votada irá receber R$ 314.285,00 para o Orçamento do ano que vem e a segunda mais votada irá receber outro valor igual para o Orçamento Estadual de 2022.

A cédula regional tem três propostas onde o eleitor deverá votar em apenas uma delas e que foram definidas em assembleias microrregionais, realizadas entre os dias 15 e 17 de setembro: estruturação da oferta turística na Região do Alto Uruguai e Promoção do turismo regional, marketing e comercial; instalação e ampliação dos Serviços Municipais de Inspeção (SIMs) em todos os municípios da região do Alto Uruguai e estruturação do Sistema Regional de Inspeção, por intermédio de consórcio intermunicipal; e estruturação do sistema da governança e do APL do turismo na região Alto Uruguai.

Como funciona a votação

Para votar, basta ter título de eleitor. Dos 96 projetos disponibilizados nas cédulas de votação, o cidadão poderá escolher apenas um, conforme a sua região.

Online: pelo site www.consultapopular.rs.gov.br (nos dias de votação as cédulas estarão disponíveis)

Via SMS: para o número 29634, com a mensagem RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4

Todos contra o Covid-19