Administração - Segunda-feira, 09 de Maio de 2022

Barra do Rio Azul recebe visita de comitiva das regiões nordeste e planalto do RS

Para os municípios o Agronegócio é importante fonte de retorno de renda e tributos.

Nesta segunda-feira, 9, com intuito de conhecer e aprimorar os programas municipais, uma comitiva das regiões da AMUNOR e AMPLA esteve em Barra do Rio Azul para conhecer os Programas de Incentivo ao Desenvolvimento da Agropecuária, projetos criados pela atual Administração Municipal.

A visita foi organizada pelo Coordenador Regional da Agricultura de Passo Fundo, Josué Longo, ex-prefeito de Marau, que não pode se fazer presente por motivo de saúde (positivou Covid-19).

Na parte da manhã as autoridades foram recepcionadas na Câmara de Vereadores. O prefeito Marcelo Arruda e a equipe do Escritório Municipal da Emater/Ascar, Jair Zorzanello e Léia Hausen explanaram os principais programas municipais e os investimentos realizados pelo Poder Público de incentivos aos produtores.

Já à tarde, estiveram visitando as propriedades rurais que realizaram os investimentos na avicultura.

O prefeito Marcelo Arruda afirmou que a importância da integração e troca de experiências dos municípios é fundamental para desenvolvermos nosso Rio Grande do Sul. Nossa cidade em 2018 também foi em busca de bons exemplos para o setor do leite, e hoje nos tornamos o 5º maior produtor da região. Na avicultura montamos um programa ousado, que está sendo modelo regional para desenvolver este setor, pois sem ajuda do poder público fica inviável a implantação de um aviário, uma pocilga ou sala de ordenha. E para nossos municípios o Agronegócio é importante fonte de retorno de renda e tributos, desenvolvendo não só a propriedade rural, mas indiretamente todo comércio, indústria e serviços.

Estiveram presentes o representante da Emater/Ascar, Dr. Vilmar Fruscalso, Ricardo Griss da cooperativa Aurora Alimentos, gerentes das instituições financeiras Vianei Oliveira do Sicredi, Julio Pan da Cresol, Mauro Finochetti do Banco do Brasil, vice-prefeito, Maximino Basso, secretário municipal da Agricultura, Benildo Trentin

A comitiva estava formada pelo prefeitos de Coxilha, João Eduardo Oliveira Manica, de Ibiaça, Ulisses Cechim, de Mato Castelhano, Rogério França e o vice, Vanderlan Rosato, prefeito de Tapejara, Evanir Wolff, secretário da Agricultura, Cláudio Sossela, Coordenador Cássio Cardoso, vice-prefeito de Tapera, Osvaldo Henrich, secretário Desenvolvimento, Elias Goulart e o presidente da Câmara, Márcio Paulus. Associação de Avicultores de Frango de Corte e Postura Riograndense / ASACOP-RS, presidente, Júlia Ottoni, vice-presidente, Sadi Mesavilla, produtor Ademir Brocco, Coordenador Regional Erechim, Inidio Munari e a Supervisora Regional de Passo Fundo e Erechim, Michele Maroso.