Agricultura - Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023

Prefeitura decreta situação de emergência por causa da estiagem

Os prejuízos causados pela falta de chuvas significativas há mais de 60 dias chega a R$ 20 milhões.

Prefeitura decreta situação de emergência por causa da estiagem

O município de Barra do Rio Azul decretou situação de emergência por causa da estiagem. O decreto municipal Nº 1.352 foi assinado pelo prefeito Marcelo Arruda e a decisão está baseada em levantamentos do escritório municipal da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, além do trabalho da própria Defesa Civil Municipal.

De acordo com o laudo da Emater-RS, o prejuízo causado pela falta de chuvas significativas há mais de 60 dias na produção agrícola (milho grão e silagem, soja, laranja e leite) chega a R$ 20 milhões. A seca afeta todo o território rural do município causando perdas e danos irrecuperáveis nas produções agropecuárias.

Aproximadamente 325 famílias rurais sofreram algum tipo de perda em função da estiagem. Várias propriedades já sofrem com a falta de água para dessedentação animal e consumo humano.

O levantamento pluviométrico é efetuado na sede do município, sendo que em várias comunidades do interior as precipitações foram menores, em torno de 148 mm no período. Nesse período houve uma precipitação pluviométrica somente de 230 mm, onde o normal seria de 420 mm.

Conforme o prefeito Marcelo Arruda, “estamos todos os anos com essa situação da estiagem que afeta inúmeras famílias do interior. Com a formalização do decreto, queremos comprovar os prejuízos sofridos e posteriormente apresentar as demandas aos Governos Estadual e Federal para amenizar as perdas.