Administração - Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023

Temporal deixa rastro de destruição em Barra do Rio Azul

As perdas são grandes

Temporal deixa rastro de destruição em Barra do Rio Azul

Barra do Rio Azul amanheceu sob efeito de muitas perdas em função das fortes chuvas que atingiram o município e a região entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira, 3 de novembro.

No início da manhã o Rio Paloma transbordou e atingiu de forma rara a cidade, inundando ruas, casas e comércio local. Além da enxurrada, que invadiu as residências, lojas, prédios públicos (Prefeitura, Assistência Social, Emater e Brigada Militar), com lama e água, outro problema foram as quedas de muros, barrancos, destruindo casas e arrastando veículos.

A cidade está sem energia elétrica e água potável. As equipes das empresas, funcionários da Prefeitura, Defesa Civil de vários municípios da região, Bombeiros e colaboradores estão trabalhando para normalizar a situação. Além de ajudar na limpeza geral necessária.

As perdas são grandes, destaca o prefeito Marcelo Arruda. “Felizmente não tivemos perdas de vidas humanas, mas o rastro de destruição comove a todos. Estamos fazendo todo o possível desde as primeiras horas da manhã para amenizar da forma possível os danos a cada família atingida”, amplia.

Na cidade, muitas famílias foram atingidas. A tarde, a prefeitura abriu central de doações junto ao Ginásio Municipal da cidade. Neste primeiro momento, o mais urgente são materiais de higiene e limpeza, além de água e alimentos não perecíveis.

A Administração Municipal pede que ao menos por enquanto, não sejam levados doações de roupas.

Ajuda também pode vir via PIX, pela chave:

93.539.153/0001-92 (CNPJ da prefeitura).

As águas também atingiram com força estradas do interior do município e interromperam o fluxo pelo asfalto entre Barra do Rio Azul e a ERS 420, que ficou bastante danificada.

Equipes da prefeitura tem atuado de forma intensa e contínua para ajudar as famílias e também desobstruir pontos de estradas que ligam o município à região nas comunidades do interior.

A Administração Municipal e a Defesa Civil ainda fazem levantamento do tamanho das perdas no município.